Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 11, 2015

O santo de Israel

11 DEZ 2015 Primeira Leitura (Is 48,17-19)Leitura do Livro do Profeta Isaías.17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 19Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

Luz da vida

11 DEZ 2015 Devemos investir tudo o que podemos na coerência de vida, porque ela nos dá uma consciência tranquila para não viveremos o que os outros dizem“Veio João, que não come nem bebe, e dizem: 'Ele está com um demônio'. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores'” (Mateus 11,18-19).Jesus olha para a realidade dos homens de Sua geração e percebe que há no coração deles uma verdadeira indiferença e rebeldia para com a graça nova de Deus.Veja, João Batista veio primeiro, por meio de uma vida ascética e de renúncias. Ele vivia realmente no deserto, preparando os homens para receber o Senhor. Diante daquela vida de ascese, de uma renúncia enorme, João não comia nem bebia, e eles [os homens] diziam: “Ele está endemoniado!”. Jesus veio em Sua missão. Diferente de João, Ele estava nas festas com os pecadores e fazia refeição na casa do povo. Mesmo assim diziam: “Ele é um comilão, um beberrão. E…

Luz da vida

11 DEZ 2015 Responsório - (Sl 1, 1-2. 3. 4.6)— Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.— Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se, mas encontra seu prazer na lei de Deus a medita, dia e noite, sem cessar.— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento, pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Deu abençoe você

10 DEZ 2015 É verdade que há situações nas quais o nosso orgulho cresce, a vaidade humana nos ensoberbece, mas é preciso a virtude evangélica da violência“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam” (Mateus 11, 12).Na Palavra de Deus, que vem hoje ao nosso encontro, escutamos o Mestre exaltar a violência. Se não compreendermos bem esse fato, cometeremos erros graves, já que o mundo é marcado por tantas violências que só fazem mal à convivência humana, à fraternidade universal e à vida de cada um de nós.A violência evangélica é outra, não tem nada a ver com a violência dos homens, com guerras e conflitos. Não! É a violência que fazemos sobre o nosso orgulho, soberba, vontade própria e sobre tantas coisas que faríamos apenas pelo impulso.Violentamos a nós mesmos para nos moldarmos, para fazermos a ascese em nosso comportamento e nossa vida. Sabe por quê? Porque entre os nascidos de uma mulher não houve ninguém que fosse…