Postagens

Mostrando postagens de Agosto 20, 2019

Comentários Santo Irineu de Lyon

Terça-feira, dia 20 de Agosto de 2019 : Commentary Santo Ireneu de Lyon Por ter seguido espontânea e livremente, na generosidade da sua fé, a Palavra de Deus e o seu chamamento, Abraão tornou-se «amigo de Deus» (Tg 2,23). Não foi por indigência sua que o Verbo de Deus quis esta amizade de Abraão, Ele que é perfeito desde o princípio: «antes de Abraão existir, Eu sou!» (Jo 8,58). Foi para poder dar a vida eterna a Abraão, porque Ele é bom. [...] Também no princípio, não foi por ter precisado do homem que Deus modelou Adão, mas para ter alguém a quem transmitir os seus benefícios. Tão-pouco é por ter necessidade dos nossos serviços que nos manda segui-l'O, mas para nos salvar. Porque seguir o Salvador é ter parte na salvação, como seguir a luz é ter parte na luz. Quando os homens estão na luz, não são eles que iluminam a luz e a fazem resplandecer: antes são iluminados e se tornam resplandecentes por causa dela. [...] Deus dá os seus benefícios aos que O servem, porque O servem, e a…

Evangelho segundo São Mateus

Terça-feira, dia 20 de Agosto de 2019 : Evangelho segundo S. Mateus 19,23-30. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade vos digo: Um rico dificilmente entrará no reino dos Céus. É mais fácil passar um camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos ficaram muito admirados e disseram: «Quem poderá então salvar-se?». Jesus olhou para eles e respondeu: «Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível». Então Pedro tomou a palavra e disse-Lhe: «Nós deixámos tudo para Te seguir. Que recompensa teremos?». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: No mundo renovado, quando o Filho do homem vier sentar-Se no seu trono de glória, também vós que Me seguistes vos sentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna». Muitos dos primeiros s…

livro de Salmos

Terça-feira, dia 20 de Agosto de 2019 : Livro de Salmos 85(84),9.11-12.13-14. Escutemos o que diz o Senhor: Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis e a quantos de coração a Ele se convertem. Encontraram-se a misericórdia e a fidelidade, abraçaram-se a paz e a justiça. A fidelidade vai germinar da terra, e a justiça descerá do Céu. O Senhor dará ainda o que é bom, e a nossa terra produzirá os seus frutos. A justiça caminhará à sua frente, e a paz seguirá os seus passos. Biblia Ave Maria

Terça Feira

Terça-feira, dia 20 de Agosto de 2019 : Livro de Juízes 6,11-24a. Naqueles dias, o Anjo do Senhor veio sentar-se debaixo do carvalho de Ofra, que pertencia a Joás, da família de Abiezer. Seu filho Gedeão estava a malhar trigo no lagar, para o esconder dos madianitas. O Anjo do Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: «O Senhor está contigo, valente guerreiro». Gedeão respondeu-lhe: «Perdão, meu senhor. Se o Senhor está connosco, porque nos têm sucedido todas estas desgraças? Onde estão todos esses prodígios, que os nossos pais nos contaram, dizendo: ‘O Senhor libertou-nos da terra do Egipto’? Mas agora o Senhor abandonou-nos e entregou-nos nas mãos de Madiã». Então o Senhor voltou-Se para ele e disse-lhe: «Vai com essa tua força salvar Israel das mãos de Madiã. Não sou Eu que te envio?». Gedeão respondeu: «Perdão, meu Senhor. Como poderei salvar Israel? A minha família é a mais humilde de Manassés e eu sou o último da casa de meu pai». O Senhor disse-lhe: «Eu estarei contigo e tu vencerás Mad…