Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 16, 2019

Queda do ser humano

Sabado, dia 16 de Fevereiro de 2019 : Livro de Génesis 3,9-24. Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o e disse-lhe: «Onde estás?». Ele respondeu: «Ouvi o rumor dos vossos passos no jardim e, como estava nu, tive medo e escondi-me». Disse Deus: «Quem te deu a conhecer que estavas nu? Terias tu comido dessa árvore, da qual te proibira comer?». Adão respondeu: «A mulher que me destes por companheira deu-me do fruto da árvore e eu comi». O Senhor Deus perguntou à mulher: «Que fizeste?». E a mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi». Disse então o Senhor Deus à serpente: «Por teres feito semelhante coisa, maldita sejas entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens. Hás de rastejar e comer do pó da terra todos os dias da tua vida. Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta há de atingir-te na cabeça, e tu a atingirás no calcanhar». Depois, disse à mulher: «Aumentarei os sofrimentos da tua g…

COMENTÁRIOS

Sabado, dia 16 de Fevereiro de 2019 : Commentary São João Crisóstomo «Quem poderá contar as obras do Senhor e apregoar todos os seus louvores?» (Sl 106,2) Que outro pastor se deu jamais em alimento às próprias ovelhas? [...] Ao nascerem os seus filhos, muitas mães confiam-nos ao cuidado de uma ama. Mas Jesus não pode aceitar um tal proceder para as suas ovelhas, e é Ele próprio que nos alimenta com o seu sangue, fazendo de nós um só corpo com Ele. Considerai, irmãos, que Cristo nasceu da nossa própria substância. Poderá alguém dizer: que me importa isso? Perdão, respondo eu, esse nascimento reveste-se da máxima importância para todos os homens. Se o Verbo Se fez um de nós, se veio assumir a nossa natureza humana, foi para a salvação de toda a humanidade. E se veio para todos nós, veio para cada um em particular. Dir-me-ás: porque é então que nem todos os homens colhem os frutos dessa vinda? Não responsabilizes Jesus, que escolheu este meio para a salvação de todos; a falha está em que…

EVANGELHO

Sabado, dia 16 de Fevereiro de 2019 : Evangelho segundo S. Marcos 8,1-10. Naqueles dias, juntou-se novamente uma grande multidão e, como não tinham que comer, Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: «Tenho pena desta multidão; há já três dias que estão comigo e não têm que comer. Se os despedir sem alimento para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns vieram de longe». Responderam-Lhe os discípulos: «Como se poderia saciá-los de pão, aqui num deserto?». Mas Jesus perguntou: «Quantos pães tendes?». Eles responderam: «Temos sete». Então Jesus ordenou à multidão que se sentasse no chão. Depois tomou os sete pães e, dando graças, partiu-os e deu-os aos discípulos, para que os distribuíssem, e eles distribuíram-nos à multidão. Tinham também alguns pequenos peixes. Jesus pronunciou sobre eles a bênção e disse que os distribuíssem também. Comeram e ficaram saciados. Dos bocados que sobraram encheram sete cestos. Eram cerca de quatro mil pessoas. Então Jesus despediu-os e, subindo…

Salmos

Sabado, dia 16 de Fevereiro de 2019 : Livro de Salmos 90(89),2.3-4.5-6.12-13. Antes de se formarem as montanhas e nascer a terra e o mundo, desde toda a eternidade Vós, Senhor, sois Deus. Vós reduzis o homem ao pó da terra e dizeis: «Voltai, filhos de Adão». Mil anos a vossos olhos são como o dia de ontem que passou e como uma vigília da noite. Vós os arrebatais como um sonho, como a erva que de manhã reverdece; de manhã floresce e viceja, de tarde ela murcha e seca. Ensinai-nos a contar os nossos dias, para chegarmos à sabedoria do coração. Voltai, Senhor! Até quando... Tende piedade dos vossos servos. Biblia Ave Maria