Postagens

Mostrando postagens de Julho 18, 2019

Comentários de Diádoco de Foticeia

Quinta-feira, dia 18 de Julho de 2019 : Commentary Diádoco de Foticeia Só Deus é bom por natureza. Mas o homem também se torna bom pela atenção que presta ao seu comportamento no caminho do verdadeiro bem, transformando-se naquilo que não é, quando a alma, atraída pelo bem, se une a Deus na medida em que lho permitem as suas faculdades. [...] Pois assim como o mar agitado se acalma naturalmente quando lhe deitamos óleo, e as ondas se deixam vencer pela unção do óleo, assim também a nossa alma se pacifica quando recebe a unção da suavidade do Espírito Santo. Pois a alma deixa-se vencer com alegria, como diz o santo: «Submete-te a Deus, alma minha» (Sl 61,6 LXX), por esta impassibilidade e esta suavidade indizíveis que a cobrem com a sua sombra. Deste modo, por muito numerosas que sejam as provocações que os demónios fazem à alma, esta mantém-se branda e cheia de alegria. Mas trata-se de um estado ao qual niguém chega e no qual ninguém permanece a não ser que pacifique continuamente a s…

Evangelho segundo São Mateus

Quinta-feira, dia 18 de Julho de 2019 : Evangelho segundo S. Mateus 11,28-30. Naquele tempo, Jesus exclamou: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».

Êxodo

Quinta-feira, dia 18 de Julho de 2019 : Livro de Êxodo 3,13-20. Naqueles dias, Moisés ouviu do meio da sarça a voz do Senhor e disse-Lhe: «Vou procurar os filhos de Israel e dizer-lhes: 'O Deus dos vossos pais enviou-me a vós'. Mas se me perguntarem qual é o seu nome, que hei-de responder-lhes?» Disse Deus a Moisés: «Eu sou ‘Aquele que sou’». E prosseguiu: «Assim falarás aos filhos de Israel: O que Se chama ‘Eu sou’ enviou-me a vós». Deus disse ainda a Moisés: «Assim falarás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, Deus de vossos pais, Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacob, enviou-me a vós. Este é o meu nome para sempre, assim Me invocareis de geração em geração’». Vai, reúne os anciãos de Israel e diz-lhes: ‘O Senhor, Deus dos vossos pais, Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, apareceu-me e disse: Observei-vos com atenção e vi o que vos tem sido feito no Egipto, e Eu disse para comigo: Far-vos-ei subir da opressão do Egipto para a terra do cananeu, do hitita, do amorreu, do pe…

Livro de Salmos

Quinta-feira, dia 18 de Julho de 2019 : Livro de Salmos 105(104),1.5.8-9.24-25.26-27. Dai graças ao Senhor, aclamai o seu nome, anunciai entre os povos as suas obras. Recordai as suas maravilhas, os seus prodígios e os oráculos da sua boca. Ele recorda sempre a sua aliança, a palavra que empenhou para mil gerações, o pacto que estabeleceu com Abraão, o juramento que fez a Isaac. Deus multiplicou o seu povo e tornou-o mais forte que os seus inimigos. Mudou-lhes o coração e eles odiaram o povo de Deus e trataram com perfídia os seus servos.   Deus enviou então o seu servo Moisés e Aarão, seu escolhido,   que realizaram maravilhas no meio deles e milagres no país de Cam.