Postagens

Mostrando postagens de Junho 13, 2019

Livro de Salmos

Salmos, Capítulo: 48 2. Escutai, povos todos; atendei, todos vós que habitais a terra,3. humildes e poderosos, tanto ricos como pobres.4. Dirão os meus lábios palavras de sabedoria, e o meu coração meditará pensamentos profundos.5. Ouvirei, atento, as sentenças inspiradas por Deus; depois, ao som da lira, explicarei meu oráculo.6. Por que ter medo nos dias de infortúnio, quando me cerca a malícia dos meus inimigos?7. Eles confiam em seus bens, e se vangloriam das grandes riquezas.8. Mas nenhum homem a si mesmo pode salvar-se, nem pagar a Deus o seu resgate.9. Caríssimo é o preço da sua alma, jamais conseguirá10. prolongar indefinidamente a vida e escapar da morte,11. porque ele verá morrer o sábio, assim como o néscio e o insensato, deixando a outrem os seus bens.12. O túmulo será sua eterna morada, sua perpétua habitação, ainda que tenha dado a regiões inteiras o seu nome,13. pois não permanecerá o homem que vive na opulência: ele é semelhante ao gado que se abate.14. Este é o destin…

Comentários são Cromácio de Aquileia

Quinta-feira, dia 13 de Junho de 2019 : Commentary São Cromácio de Aquileia O Senhor tinha chamado aos seus discípulos «sal da terra», porque eles despertariam, com o paladar da sabedoria celeste, os corações dos homens amortecidos pelo demónio. Agora chama-lhes «luz do mundo» porque, iluminados por Ele, que é a luz eterna e verdadeira, se tornarão, por sua vez, uma luz nas trevas (Jo 1,5). Porque Ele próprio é o «Sol da justiça» (Mal 3,20), pode também chamar aos seus discípulos «luz do mundo»; é através deles, como raios incandescentes, que o Senhor derrama a luz do conhecimento sobre a Terra inteira. Com efeito, eles expulsarão as trevas do erro para longe do coração dos homens, mostrando-lhes a luz da verdade. Iluminados por eles, também nós, de trevas que éramos, nos tornámos luz, como diz São Paulo: «Outrora éreis trevas; agora, no Senhor, tornastes-vos luz. Vivei como filhos da luz» (Ef 5,8). E também: «Não pertenceis à noite nem às trevas; sois filhos da luz, filhos do dia» (1…

Evangelho segundo São Mateus

Quinta-feira, dia 13 de Junho de 2019 : Evangelho segundo S. Mateus 5,13-19. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra. Mas se ele perder a força, com que há de salgar-se? Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão em casa. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus. Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aque…

Livro de Salmos

Quinta-feira, dia 13 de Junho de 2019 : Livro de Salmos 19(18),8-11. A lei do Senhor é perfeita, ela reconforta a alma. As ordens do Senhor são firmes e dão sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração. Os mandamentos do Senhor são claros e iluminam os olhos. O temor do Senhor é puro e permanece eternamente. Os juízos do Senhor são verdadeiros, todos eles são retos. São mais preciosos que o ouro, o ouro mais fino; são mais doces que o mel, o puro mel dos favos. Biblia Ave Maria

Livro de Eclesiástico

Quinta-feira, dia 13 de Junho de 2019 : Livro de Eclesiástico 39,8-14. Aquele que medita na lei do Altíssimo, se for do agrado do Senhor omnipotente, será cheio do espírito de inteligência. Então ele derramará, como chuva, as suas palavras de sabedoria e na sua oração louvará o Senhor. Adquirirá a retidão do julgamento e da ciência e refletirá nos mistérios de Deus. Fará brilhar a instrução que recebeu e a sua glória estará na lei da aliança do Senhor. Muitos louvarão a sua inteligência, que jamais será esquecida. Não desaparecerá a sua memória e o seu nome viverá de geração em geração. As nações proclamarão a sua sabedoria e a assembleia celebrará os seus louvores. Biblia Ave Maria