Postagens

Mostrando postagens de Abril 26, 2019

Comentário de São Gregório Magno

Sexta-feira, dia 26 de Abril de 2019 : Commentary São Gregório Magno Depois de terem apanhado tantos peixes grandes, «Simão Pedro subiu ao barco e puxou a rede para terra». Tereis compreendido por que motivo foi Pedro quem puxou a rede para terra: porque a ele que foi confiada a Santa Igreja, a ele que foi pessoalmente dito: «Filho de João, tu amas-Me? Apascenta os meus cordeiros». Assim, aquilo que foi claramente enunciado em palavras foi primeiramente significado pela ação. O pregador da Igreja separa-nos das correntes deste mundo; é, pois, necessário que Pedro puxe para terra a rede cheia de peixes. Foi ele quem puxou os peixes para a terra firme da margem, porque foi ele que deu a conhecer aos fiéis, pela sua santa pregação, a imutabilidade da pátria eterna. Fê-lo com as suas palavras e com as suas epístolas; e continua a fazê-lo todos os dias, com os seus milagres. Sempre que nos conduz ao amor do repouso eterno, sempre que nos distancia do tumulto das coisas deste mundo, nós som…

Evangelho segundo São João

Sexta-feira, dia 26 de Abril de 2019 : Evangelho segundo S. João 21,1-14. Naquele tempo, Jesus manifestou-Se outra vez aos seus discípulos, junto do mar de Tiberíades. Manifestou-Se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro e Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos de Jesus. Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar». Eles responderam-lhe: «Nós vamos contigo». Saíram de casa e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao romper da manhã, Jesus apresentou-Se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Disse-lhes Jesus: «Rapazes, tendes alguma coisa de comer?». Eles responderam: «Não». Disse-lhes Jesus: «Lançai a rede para a direita do barco e encontrareis». Eles lançaram a rede e já mal a podiam arrastar por causa da abundância de peixes. O discípulo predileto de Jesus disse a Pedro: «É o Senhor». Simão Pedro, quando ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a túnica que tinha tirado e lançou-se ao mar. Os ou…

Livro de Salmos

Sexta-feira, dia 26 de Abril de 2019 : Livro de Salmos 118(117),1-2.4.22-24.25-27a. Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia. Diga a casa de Israel: é eterna a sua misericórdia. Digam os que temem o Senhor: é eterna a sua misericórdia. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Tudo isto veio do Senhor: é admirável aos nossos olhos. Este é o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria. Senhor, salvai os vossos servos, Senhor, dai-nos a vitória. Bendito o que vem em nome do Senhor, da casa do Senhor nós Vos bendizemos. O Senhor é Deus; Ele tem-nos iluminado! Entrançai as ramagens de festa até às hastes do altar. Biblia Ave Maria